💥 Arnott explica influência da suspensão pneumática durante alinhamento 💥

Uma vez que a suspensão pneumática faz parte da suspensão do veículo, pode influenciar o processo de alinhamento das rodas após uma substituição ou reparação

Quando os técnicos falam de alinhamento das rodas, referem-se à regulação da suspensão do veículo para alinhar os ângulos dos pneus de acordo com as especificações do fabricante. O desalinhamento dos pneus pode ser o resultado de bater com demasiada força nos passeios, conduzir em estradas com buracos a alta velocidade, ou de uma colisão, e também após reparação ou substituição dos componentes da direção e da suspensão.

Nem todos os componentes da suspensão pneumática influenciam o alinhamento das rodas. Os componentes que cuidam da distribuição do ar, tais como o compressor, bloco de válvulas, reservatório de pressão e linhas de ar, não interferem com o alinhamento. As suspensões pneumáticas, contudo, desempenham um papel importante, uma vez que são parte da estrutura que liga as rodas ao veículo.

A Arnott recomenda sempre a verificação do alinhamento das rodas após uma substituição de um componente de segurança. O alinhamento das rodas é sobretudo afetado pela suspensão dianteira. O alinhamento da traseira não é normalmente necessário quando se substitui a suspensão pneumática.

Na maioria dos casos, a suspensão traseira tem pontos de montagem fixos que não podem ser ajustados e, portanto, as substituições não influenciam o alinhamento do veículo. Deve notar-se, contudo, que quando uma suspensão pneumática dianteira é substituída o alinhamento é afetado, especialmente quando um braço de controlo for desprendido.

Diferença com sistemas de molas helicoidais
Uma grande diferença entre o alinhamento das rodas dos sistemas de suspensão a óleo e os sistemas de suspensão a ar é que é necessária uma calibração da altura de viagem antes de iniciar o procedimento de alinhamento das rodas. Os sensores de altura precisam de ser calibrados para as alturas de passeio pré-determinadas para assegurar que o veículo está 100% nivelado e de acordo com as especificações do fabricante antes de iniciar o procedimento real de alinhamento das rodas.

A calibração em altura é específica do modelo do veículo, o que significa que os valores podem variar ligeiramente entre modelos e também dentro do mesmo modelo. Siga sempre as instruções do fabricante sobre como calibrar o veículo e quais devem ser as alturas e valores pré-determinados. Se o veículo não estiver completamente nivelado, o alinhamento das rodas é quase impossível, porque a linha de base está incorreta. Quando o carro não está nivelado, os braços de controlo da suspensão do veículo estão numa posição e ângulo diferentes. Uma vez que a suspensão pneumática tem a capacidade de alterar a altura de condução do veículo, o alinhamento das rodas com base num carro não nivelado pode realmente ser exposto através da alteração da altura de condução.

Felizmente, com a maioria do equipamento de alinhamento, a calibração da altura da suspensão pneumática é incorporada no procedimento. Se for selecionado, é muito provável que pergunte se o veículo foi calibrado. Os critérios/valores de alinhamento para um veículo com suspensão pneumática serão diferentes dos do seu modelo sem suspensão. Portanto, é importante certificar-se de que o critério correto para o veículo que está a ser trabalhado é selecionado utilizando o espectro de valores indicado pelo equipamento de alinhamento que corresponde ao veículo com suspensão pneumática. É por isso que a calibração é fundamental para os veículos com suspensão pneumática antes de iniciar o procedimento de alinhamento das rodas.

Notícia ” Jornal das Oficinas ” Fevereiro 23, 2023

Formulário de Contacto