Duas das entidades mais profissionalizadas do setor pós-venda em Portugal, a AD e a Pro4Matic, dinamizaram um acordo que visa dinamizar a atividade desta oficina de Montemor-o-Velho.
“A AD anuncia a formalização de uma Parceria com a oficina Pro4Matic – Car Service, em colaboração com o seu Parceiro AD, o retalhista de peças X-Action, na região de Coimbra”, refere o comunicado da AD.
Para a Pro4matic – Car Service, este acordo visa potenciar e fortalecer a sua atividade oficinal e correspondentes capacidades técnicas.
Através desta parceria, refere o comunicado que “a AD pretende intensificar a proximidade do seu Projeto Millennium, com as mais conceituadas e melhores oficinas em todo o território nacional”.
A procura por veículos com suspensão pneumática está em constante crescimento devido às suas características benéficas que contribuem para a segurança, estabilidade e conforto de condução dos veículos. Há também proprietários de automóveis que optam por remover o sistema de suspensão pneumática do veículo e converter para a suspensão tradicional com mola helicoidal. Qual poderia ser a razão por trás dessa escolha? Neste breve artigo, Arnott explicará quais são as vantagens e desvantagens de converter um veículo de suspensão pneumática para suspensão helicoidal.
Vantagens da conversão
Embora a suspensão pneumática proporcione uma condução suave e nivelamento de carga, há razões pelas quais os proprietários de automóveis preferem remover seus sistemas de suspensão pneumática. Os principais motivadores para esta decisão são geralmente o custo de propriedade e uso. Especialmente para veículos antigos, o valor do veículo e o tempo restante de propriedade esperado podem desempenhar um papel fundamental na tomada de decisão de instalar um kit de conversão de bobina em vez de reparar defeitos no sistema de suspensão a ar. Às vezes, a conversão para molas helicoidais é simplesmente a opção menos dispendiosa. Outra razão para optar por um kit de conversão de bobina pode ser que o veículo será usado em longas viagens rodoviárias, safaris ou expedições semelhantes onde há condições climáticas extremas ou pouca possibilidade de reparo da suspensão a ar ao longo do caminho. A conversão de ar para bobina pode ser uma opção viável nesse ponto, porque elimina componentes de borracha e usa molas helicoidais de aço tradicionais na suspensão.
Desvantagens da conversão
Perder as características benéficas da suspensão pneumática – segurança, estabilidade e conforto adicionais – são claramente as maiores desvantagens de converter um veículo de suspensão pneumática para suspensão de mola helicoidal. Os clientes que rebocam “reboques” maiores ou que transportam frequentemente cargas grandes são aconselhados a manter o sistema de suspensão pneumática para manter o benefício da funcionalidade de nivelamento automático automático. As molas helicoidais são projetadas para proporcionar um excelente passeio dentro de certos limites. Se um carro convertido transportar carga pesada, as molas acabam por ceder. Consequentemente, o curso reduzido da suspensão afetará o conforto de condução (condução mais dura, possibilidade de atingir o fundo do poço), o equilíbrio do carro e a reação do veículo aos comandos da direção. Além disso, afeta o alinhamento das rodas, causando desgaste irregular dos pneus.
Kits de conversão de Arnott
Para veículos mais antigos ou com uma infinidade de problemas no sistema de suspensão a ar, a Arnott oferece kits de conversão de molas helicoidais habilmente projetados para substituir os componentes defeituosos da suspensão a ar de um veículo por molas helicoidais de aço tradicionais e amortecedores e/ou amortecedores correspondentes. Todos os kits de conversão de molas helicoidais da Arnott são fabricados nos EUA e são projetados e testados em estradas para proporcionar um passeio suave junto com muitos anos de direção sem problemas. Esses kits podem ser instalados sem modificações especiais no veículo. Muitos dos kits da Arnott incluem um Módulo de Bypass Eletrônico (EBM), que é projetado para eliminar luzes de advertência/códigos de falha do painel de suspensão.
Especializada na venda de suspensões pneumáticas, a Pro4Matic tem vencido no conceito diferenciador que implementou desde muito cedo. Para fazer face ao sucesso e ao crescimento exponencial, a empresa de Montemor-o-Velho prepara-se agora para construir um novo armazém, contíguo às atuais instalações. Foi lá que fomos recebidos pelo diretor-geral, Nuno Durão, para saber mais sobre a trajetória desta casa
É um negócio de nicho – e de sucesso – que muito orgulha Nuno Durão. Apaixonado pelo mundo automóvel, o diretor-geral da Pro4Matic explica-nos que foi com alguma naturalidade que agarrou a oportunidade que lhe «apareceu» nas mãos. Um dia, em 2008, teve um problema na suspensão pneumática do seu veículo e depois de fazer alguma pesquisa, percebeu que teria de fazer um grande investimento para ter uma substituição de origem.
Acabou por encontrar um fabricante nos Estados Unidos da América, fez a importação e, “por perceber que as oficinas não estavam preparadas nem conheciam o sistema e que não havia grande confiança, fui eu que fiz a instalação com um amigo”, conta. Pouco depois, aconteceu o mesmo noutra suspensão pneumática, e voltou a fazer o mesmo, desta feita, tudo montado sozinho por ele. Como mesmo na própria marca nunca obteve um diagnóstico concreto, concluiu que tinha ali mesmo à sua frente “um negócio que tem tudo a ver comigo. Depois especializei-me, tirei formações, passei muitas noites sem dormir, montei um site, comecei a vender e a perceber disto. Neste momento a Pro4Matic é reconhecida pela Arnott como um dos melhores distribuidores europeus”, recorda.
A empresa viria a ser formada em 2009, por Nuno Durão, como empresário em nome individual. Em 2013 passou a sociedade unipessoal e nunca parou de crescer, evoluindo sempre, à procura de novas oportunidades. Um dos principais marcos foi a mudança para as atuais instalações, em finais de 2018, que primam pela diferenciação no setor. Destacam-se pela arquitetura moderna e pela ampla sala de receção com bar, que permite aos clientes confraternizar num ambiente confortável e requintado.
ASE-4369 é o Amortecedor Pneumático traseiro eletrónico Arnott eRide para os modelos Jaguar XJ (X351) 2009-2019. ASE-4375 é o Amortecedor Pneumático eletrónico traseiro direito Arnott eRide para os modelos 2010-2018 Porsche Cayenne (92A) e 2010-2018 VW Touareg (7P5, 7P6).ASE-4376 é o Amortecedor Pneumático eletrónico traseiro esquerdo Arnott eRide para os modelos 2010-2018 Porsche Cayenne (92A) e 2010-2018 VW Touareg (7P5, 7P6).SK-3816 é o Amortecedor traseiro direito Arnott para os modelos BMW X5 (F15/F85) 2013-2018 e BMW X6 (F16/F86) 2014-2019 com VDC.SK-3817 é o amortecedor traseiro esquerdo Arnott para os modelos BMW X5 (F15/F85) 2013-2018 e BMW X6 (F16/F86) 2014-2019 com VDC.
SK-5018 SK-5018 é o amortecedor traseiro da Arnott para os vários modelos de GM (GMT K2xx) 2015-2018 com Magneride.
SK-3978 SK-3978 é o amortecedor frontal de Arnott para o Mercedes-Benz ML (W164) 2005-2011 e o Mercedes-Benz GL (X164) 2006-2012, excluindo os modelos AMG.
VB-3503 VB-3503 é o bloco de válvulas da Arnott para os modelos Jaguar XJ 2009-2018 e Jaguar XJR (X351) 2014-2018.
C-4426 C-4426 é o novo kit de conversão de mola helicoidal da Arnott para os vários modelos GM Truck (GMT K2xx) 2015-2020 com Magneride.
A 𝗣𝗥𝗢𝟰𝗠𝗔𝗧𝗜𝗖 foi distinguida “𝗧𝗢𝗣 𝟭𝟬 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗣𝗠𝗘 𝗗𝗢 𝗦𝗘𝗧𝗢𝗥” atribuída pela SCORING demonstra que as opções de gestão estão alinhadas com o objetivo de sermos uma empresa sólida e sustentável. Apostando na qualidade do serviço que prestamos e que nos distingue, continuando a lutar contra as adversidades e encarando os obstáculos como desafios para melhorarmos profissionalmente, procuraremos manter esta distinção, a qual, naturalmente, se deve ao esforço, competência e dedicação dos nossos colaboradores e à confiança e colaboração dos nossos clientes e parceiros.